03 junho, 2007

dBpowerAMP - Conversor de arquivos lossless

Como eu postei muitos arquivos em formato lossless, o pessoal deve estar querendo passá-los para outros formatos e bitrate, especialmente o MP3.

Para isso, é só utilizar o software dBpowerAMP.
Com ele é possível converter de e para MP3, MP4, M4A, WMA, Ogg Vorbis, AAC, APE, FLAC e muitos outros, normalizar o volume de áudio, aplicar efeitos DSP, editar tags, etc.







Após instalar o programa, ele automaticamente abrirá a tela de configuração (a primeira acima). É necessário ir na aba Codecs, item Install on Demand e baixar dois deles, o FLAC Decoder e o Monkey's Audio Decoder.

Após isso os seus arquivos FLAC e APE podem ser convertidos para MP3.

Download (Retail Version)


O pessoal pode estar se perguntando porque postar músicas em formato lossless, se elas são tão grandes.
Simples.

Ao se converter um arquivo de som para formato lossy, ele geralmente retirará partes desse som. Até aí, nada demais, já que se você codificar direitinho um arquivo em 320Kbps, ele ficará praticamente igual a qualidade de um CD.
Só que o tamanho dos arquivos também ficarão grandes.

Vamos ser sinceros: gravar uma música nesse formato para se utilizar em um tocador MP3, como o iPod ou Zune (da Creative Labs), ou mesmo em um CD para se ouvir no carro, é pura perda de tempo.
Por quê, 'fessor?

Porque a saída de áudio de um tocador MP3, ou do carro, são de baixa qualidade!

O que adianta ter um arquivo enorme de 320Kbps gravado, com uma qualidade excepcional, se você não puder usufruir tudo o que ele pode te dar? Não seria melhor você codificar ele em um birate menor, 192Kbps ou 160Kbps, e aproveitar que o tamanho destes arquivos serão menores, para armazenar muitas outras músicas nestes dispositivos?
Só que isso trás um problema: como já dito anteriormente, você removeu certas partes do arquivo para colocá-lo em formato comprimido.

Se você comprimí-lo novamente, é certeza aparecerem distorções e/ou xiados na música.

Arquivos lossless, como os disponibilizados aqui, são realmente uma cópia fiél do mesmo CD vendido em uma loja. Porém, o ponto é que você pode pegar o som deles e transformar no que quiser, sem perder qualidade no processo.
Capisce?

Teste de audição cega (ABX), qualidade do ouvido humano, percepção de som ficam para outra vez, já que isso dá um quebra-pau danado.
Mas só para te deixar mais exclarecido (se você não souber): o padrão de som Dolby Digital, que resultará em um arquivo de formato AC-3...é lossy!

Isso a propaganda não diz, vendendo a imagem "som de alta qualidade" e esqueça WMA, Ogg Vorbis - que encoda mais do que o DD - e MP3... :s

9 comentários:

Anônimo disse...

opa legal. agora devo conseguir ouvir os shows que eu baixei aqui em flac.
a proposito já tenho dois dvds do heaven and hell vou tirar o som dele e colocar no rapidshare é som de camera mas acho que da pra ter uma ideia depois vejo como sisponibilizar aqui.

Anônimo disse...

deu na mesma pois ele so converte de cd. quero um que faça isso convertendo os arquivos em flac que peguei aui no demencia 13 ou seja continuo sem ouvir os black sabbath e o judas.

Anônimo disse...

Beleza, Hazza.

Adorei esse post. Falar das ferramentas que nos ajudam a curtir a pauleira é, como diria tia Dercy, fodamental.

Eu sou fã do dBpoweramp - até já tinha recomendado para o meu quase-xará (e gente muito boa apesar de ser botafoguense) Miguel uma vez. Até você entrou de sola descendo a porrada na idéia de diminuir a bitrate de um arquivo para ouvir no carro...

Olh, para falar de mais alguns supérfluos eu dou força para visitarem o ronaldoeleuterio.blogspot.com.

E para os tarados que quiserem transformar qualquer tipo de audio que apareça na net em mp3, existe o mp3mymp3 (no site mp3mymp3.com) - eu não usei, mas a família do Silvio Santos viu e disse que é muito bom.

Agora, para o anônimo de cima, dá sim para converter os flacs em mp3. Eu não baixei o programa pelo D13, pois já tinha, mas tive que baixar vários codecs para poder converter qualquer tipo de arquivo.
Talvez seja isso que falta para poder ouvir os deuses Sabbath e Judas.

Toni Clark disse...

Por favor rapaziada. Dêem uma força para os mais simplórios aqui...
Acabei de baixar este conversor.Como procedo agora? Por favor, nos dê mais dicas (tipo passo a passo, saca?) Desculpe a ignorância, mas outros colegas talvez tenham a mesma dificuldade. Obrigado!!!

hazzamanazz disse...

Pronto galera, já editei e dei as dicas.

Mais alguma dúvida?

[ ]'s

Barbarian disse...

Eu sempre detestei Dolby, isso apareceu nos toca-discos quando eu era pivete e já achava uma merda, pois junto com os chiados sumia boa parte da qualidade da música. Fácil de perceber quando se tem o costume de ouvir alto o suficiente pra chamarem a polícia. XD XD

Quem não estiver conseguindo converter os arquivos, sugiro usar o bom e velho Winamp, que é grátis, e baixar os plugins de entrada, que são uma baba de instalar e já sai tocando. Baixe os instaladores dos plugins e instale com o Winamp FECHADO.

Ape (Monkey Audio Winamp Plugin)

http://www.winamp.com/plugins/details/138099

Flac plugin para Winamp 2 e 5:

http://www.winamp.com/plugins/details/131643

FLAC plugin with library support:

http://www.winamp.com/plugins/details/143614



Alguns vêm com um arquivo APE ou FLAC contendo o disco inteiro e um arquivinho .CUE - taca lá o plugin tb:

CUE plugin:

http://www.winamp.com/plugins/details/143011

Aqui vc abre pelo arquivo CUE, isso fará separar as músicas do arquivão, inclusive pra mudar de formato.

Se for só pra ouvir no micro, problema resolvido. Pelo menos tudo que eu baixo em lossless eu escuto de boa no Winamp. Se quiserem transcodificar com o programinha que o Hazza passou, dá pra diminuir bem o tamanho das mp3 e tocar no carro ou iPod...

Barbarian disse...

Peguem aqui o pacote com o Winamp Pro, o registro, o pacote de linguagem BR (trocar depois nas preferências), e os plugins:

http://rapidshare.com/files/35120610/WA_plus.rar

[ ]'s

Anônimo disse...

http://media-convert.com/converter/


O Media-Convert é um serviço online, não tens que baixar nada. Entra na página e faz o upload do arquivo que tu queres converter; o formato será detectado automaticamente, e um formato de saída te será sugerido; após ajustar os parâmetros que tu queiras, é só ''aceitar os termos'' e esperar a conversão; tu recebes então um link p'ra baixar o arquivo modificado.

Faz tempinho que venho usando isso,e sempre funcionou...P'ra que quiser tentar, fica a dica.

Anônimo disse...

Olá,
acabei de criar um blog e gostaria de postar algumas músicas pessoais, elas já estão no meu sistema. O que devo fazer? Existe algum programa que as transforme em link para que eu possa colocar essas músicas no blog? Por favor, expliquem passo a passo pois sou bem novata por aqui.
Beijos no coração.
Rose
contato: rosangela_fernandes@oi.com.br