16 julho, 2006

O Governo é o problema, não a solução.



por Matt Ridley, autor de livros sobre genética e comportamento humano.


"Sempre houve governos demais em toda a história. Hoje sabemos que a prosperidade vem da livre troca de bens e idéias e da conseqüente invenção de novoas tecnologias. Esse é o processo que nos trouxe saúde, riqueza e sabedoria numa escala sequer imaginada pelos nossos ancestrais. Ele não só melhora o nosso padrão de vida, mas também favorece a integração social, a justiça e a caridade. Nenhuma sociedade ficou mais pobre ou desigual por meio do comércio, de trocas e de invenção.

Pense na Inglaterra do século 18 em comparação com a França de Luís 14, EUA do século 20 contra a Rússia de Stálin, ou o Japão pós-guerra, Hong-Kong e Coréia comparados com Gana, Cuba e Argentina. Em todos os casos, governos fracos e decentralizados, mas com comércio forte e livre, levaram prosperidade a todos, enquanto governos fortes só enriqueceram eles próprios e os clientes parasitas de suas burocracias com impostos altos, poucas inovações, declínio econômico e, normalmente, guerra.

Em todas as épocas, existiram, pessoas que disseram que precisamos de mais regulações. Mas governo é um brinquedo muito perigoso. Foi usado para travar guerras, enriquecer governantes. É possível, claro, ter governo de menos, mas esse não tem sido o problema mundial dos últimos milênios. Depois do século de Mao, Hitler e Stálin, alguém pode dizer que p risco de pouco governo é maior que, o risco de muito? A idéia perigosa é que, quanto mais limitarmos o crescimento do governo, melhor todos nós ficaremos."

Publicado na Revista Superinteressante 228, Jul/2006 - "Idéias Perigosas".
Baseado nas discussões de 119 cientistas, no Fórum Edge.

Nenhum comentário: