01 agosto, 2006

Compartilhar ou fazer Download?

Ou, o meu é maior que o seu/Clube das Meninas X Clube dos Meninos

Barbarian, da Tevrna, veio com uma pergunta legal: se tem algum problema postar links de fóruns/blogs gringos? Ele só se esqueceu de que tem problema também postar de fóruns/blogs nacionais... :-/

Não entendo isso, sinceramente. Todos estes posts abaixos foram álbuns por mim upados, em um fórum chamado Kings of Metal (aliás, passem por lá, tem bastante coisa para baixar). Mas:

- não faço questão do crédito
- não ligo se colocarem eles em outros blogs/fóruns
- QUERO que coloquem eles em outros fóruns/blogs!

Ora, disseminando o link, mais pessoas podem escutá-lo; o álbum fica mais tempo no ar, evitando o trabalho de repostá-lo; você ainda pode ganhar pontos no RS e ter um mês grátis de conta premium.

Parece que o negócio aqui não é compartilhar o que você gosta e sim, dizer que você é fodão por conseguir colocar tanta coisa na Net. Prazer, bunda pro'cê.
Já ví casos de fóruns/blogs que não permitem os links serem colocados em outros lugares nem citando a fonte! Isso é insanidade!!!!! Por quê colocar no ar, então?
Concordo que ter o seu trabalho reconhecido é muito bom, mas poder compartilhar e mostrar o que você gosta, é bem melhor. Sem isso, muitas bandas nem seriam conhecidas hoje em dia, já que o pessoal gosta de segurar link. E alguém aqui ganha dinheiro com isso? :o|

Outra coisa: se o cara quiser sacanear você, ele VAI sacanear você! Já cansei de ver outros uploads meus serem disponibilizados com outros nomes. O que aconteceu?
Simples. A pessoa pegou o meu download, alterou o nome do arquivo, colocou o dela e reupou. Pra quê isso?

As vezes é justamente para se mostrar, concordo, mas na maioria dos casos, é para não ter o arquivo com o nome do blog/fórum, com medo de represálias.
Ora, essa pessoa poderia estar upando alguma outra coisa que não existe na rede, ao invés de estar fazendo isso, se os links pudessem ser livremente divulgados.
Além do mais, se você não sabe o que é ID tag, assinatura digital de arquivo e arquivo de texto, você não sabe que é muito fácil reconhecer quando um trabalho não é seu.
Agora, se o seu tempo livre é composto de baixar um arquivo, abrí-lo, editar todas as tags, mudar a data, tirar o arquivo texto e tirar o texto colocado no arquivo comprimido e reupar esse arquivo...você tem muito tempo livre nas mãos.

Como remédio, recomendo sexo para isso.
Ou um tiro na cabeça, assim o seu gene não contamina outras pessoas e a Terra vira um lugar melhor de se viver.

Quem olha meus posts sabe que eu cito as fontes de onde tirei os links, como forma de agradecimento, não porque eu devo ou sou obrigado a isso. Talvez por este motivo eu já esteja no meu terceiro mês de conta grátis no RS, já que o que posto pode ser livremente distribuido.

Hey, mas não sou eu que quero isso. Como a voz do povo, é a voz de Deus, façam dessa maneira. Como os americanos dizem, see if I care?

Um comentário:

Fireball disse...

Parabéns pelo blog, Hazzamanazz !

Muito bom esse seu texto. Concordo com quase tudo que vc escreveu.

Só faço ulgumas considerações:

- Não ligo de usarem os "ups" que eu faço mas, sinceramente, fico meio puto quando o cara pega, não dá os créditos e ainda fica dando uma de "fodão". Um exemplo disso é um blog atualmente bem conhecido, com um número significativo de visitas e que tem até comunidade no Orkut. Lá tá cheio de ups meus e nunca, nunca (!!), o cara (que se acha o máximo) admitiu que pegava os links do Lágrima Psicodélica.

- Já vi também muita gente falando em concorrência. Isso é um absurdo !! Concorrência em quê ? Se os downloads fossem pagos teria sentido, mas concorrência num serviço gratuito não existe. Compartilhar não é disputa de mercado. Acho que o ideal seria uma integração entre os blogs, como eu vejo que acontece com vc, o Barbarian e o "finado" Espírito Público.

- Atualmente, estou meio na dúvida se realmente vale a pena disseminar os links pela net para que mais downloads sejam feitos. Ao mesmo tempo que vc possibilita uma maior exposição, vc facilita o acesso daqueles fdp que denunciam os links para serem desabilitados. Passamos por uma fase crítica no Lágrima quando, muitas vezes, tínhamos os "ups" desabilitados poucas horas após serem disponibilzados online.

É isso aí, véio !
Continue com essa força!

Um abraço
Fireball