16 setembro, 2006

George A. Romero - Madrugada dos Mortos

Bom, para quem não conhece, George A. Romero foi a pessoa quem simplesmente definiu os Zumbis no cinema. Você pode dizer, sem medo de estar errado, que a coisa toda é AG/DG (antes de George / depois de George).

A razão de eu estar postando isso aqui, coisa que normalmente não faço com vídeos e filmes, é que está é a versão extendida do filme, com muitas cenas que foram cortadas e mais sangue do que já era encontrado no filme normal, além de ter sido restaurado e remasterizado.
Alías, essa é uma versão comemorativa do filme, que vem com 4 DVDs, a mini-série em quadrinhos e um booklet, em uma caixa muito bonita.



clique para ampliar

A segunda razão, é que a refilmagem do filme deixa bastante a desejar (tudo bem, os efeitos especiais são melhores, mas eles não eram ruins na versão original). Ora, esse filme é uma crítica violenta para com a sociedade de consumo, com o moralismo que impreguina o mundo já a algum tempo e com os costumes da época.



E a versão atual, de 2003, virou o quê? Uma história cheia de moralismo e cheia de referências religiosas (as pessoas boas são aquelas pertencentes ao governo, como a polícia, somente os bons se salvam, aqueles que "cometem pecados" são castigados e os que buscam redenção, o fazem através de sua morte). Parece pregação religiosa, tá tudo lá, só não vê quem é cego!
A única parte que deixaram mais intacta foi justamente a crítica sobre o consumismo, mas ela está tão diluída no meio disso tudo, que você nem a percebe direito.

Para quem quiser conhecer o trabalho original, é só baixar esta versão, que está muito bem codificada, AVI 720x480, com som em 192Kbps. São 1.43 GB de download e com opção de recuperar o arquivo, se houver algum problema na hora da extração.

Parte 1/6
Parte 2/6
Parte 3/6
Parte 4/6
Parte 5/6
Parte 6/6

Nenhum comentário: