11 setembro, 2006

NSBM

Por que o Mundo não está livre de Hitler?
Matéria da Revista Galileu nº 182, Setembro de 2006



A revista fala não sobre como o nazismo clássico pode voltar, mas como as idéias deste continuam em voga atualmente e podem propiciar a um líder como ele subir ao poder. E nesse nosso mundo atual, onde pessoas de outra orientação sexual, são agredidos de forma física ou verbal; onde a cor de alguém ainda dita o seu comportamento; onde a religião determina quem é bom ou mal (odeio essa dualidade!); onde a intolerância sobre qualquer idéia ou pensamento fora da concordância da "maioria" gera ódio, como duvidar disso?

Como o ponto aqui é a música, incomoda muito a grande disponibilidade de um gênero musical chamado NSBM: National Socialist Black Metal (Black Metal Nacional Socialista) ou, como costumam dizer, Nazi Metal. Em minhas andanças para conseguir álbuns para vocês, fora os que eu tenho subido, é impressionante a quantidade de bandas e páginas voltadas exclusivamente para este tipo de música.
E ideologia.

A maioria das capas, quando não é isso...

Fora a alegoria tosca das bandas, com muitas imagens dos alemães na segunda guerra mundial, de tropas nazistas e da gravação quase sempre mal feita dos álbuns, incomoda muito mais a atitude das pessoas quanto a isso. Como nesse blog nós damos nomes aos bois, se você não quiser se ofender, é bom parar de ler por aqui.

...é isso!

Em um fórum de grande acesso, o Metal na Veia, em um tópico sobre o assunto, os participantes se dizem contrários a ideologia, sempre repetindo o bordão de que prestam atenção na música, não nas letras. Ora, as letras fazem parte da uma música! Usar isso como desculpa, além de te chamar de otário, é pra lá de esfarrapada!
Ou "bandas" (entre aspas mesmo) como Waffen SS, que tem singelas músicas com os nomes Heil Hitler, Nazi Pagan; Aryan Art, com Total Extermination of the Scum e The Holocaust Lie; e Graveland, com Temple Of my Hatred, cantam sobre o quê? Igualdade e justiça? De como a vida tem de ser aproveitada? Só pode ser brincadeira essa justificativa! É a mesma coisa que os aliados fizeram na segunda guerra, quando tinham conhecimento dos campos de extermínio nazistas - não confundir com os de concentração, há diferença - mas não tomaram nenhuma providência quanto a isso.

Ou, o que é melhor, quando chamam Hitler de grande gênio e estrategista militar, mas que foi atrapalhado pela sua egôcentria e loucura. Claramente alguém fugiu da escola, não sabe pensar ou é simplesmente gado. Hitler era um artista frustrado e um cabo mediano, que compensou isso na sua megalomania em querer costruir um império nos moldes de Roma, com a ajuda do arquiteto Albert Speer, e na sua busca pelo ser perfeito: o ariano (ver o filme Arquitetura da Destruição, Suécia - 1992).
Estrategista Militar? Hitler, por exemplo, ignorou seus comandantes na invasão da Rússia, deixou de destruir Moscou, dividiu suas forças e não permitiu o recuo de suas forças, razão esta que lhe custou a guerra. Existem ainda os exemplos sobre a invasão da Inglaterra, de sua invasão no norte da África, da desastrada declaração de guerra contra os EUA e etc.

Só esqueceram de avisar que eles aliaram-se aos nazistas...

É bem verdade que ele foi responsável pela reestruturação da Alemanha, transformando um país falido e com um povo na miséria, em uma potência. Mas até aí, Stálin transformou um país destruido e falido, a Rússia, em um conglomerado de nações, a União Soviética, que fazia frente a única super-potência no findar da guerra, os EUA.
Mas isso faz dele um gênio? Eu acho que não.

Entender que existem bandas desse tipo em países como EUA, Portugal, Espanha, França e na maioria dos países do leste europeu - como Lituânia, Estônia, Letônia, Romênia, Hungria, Polônia - eu até posso entender (mas não aceitar!), pois o primeiro continua bastante racista até hoje; Portugal e Espanha, apesar de se declararem neutros, tinham simpatias pelos nazistas; a França foi dividida ao meio, com parte da população apoiando os nazistas - coisa que o francês em geral, tem vergonha até hoje - e o resto do leste europeu nunca escondeu o seu ódio pelos judeus e o sonho de voltar a fazer parte do império Austro-Húngaro (ver qualquer livro sério sobre história comtemporânea! :s ).

Mas o que eu não entendo é:

- como um país como a Rússia, que sofreu tamanha devastação por conta dos nazistas, pode ter bandas como M8L8TH e Korroziya Metalla, que pregam o anti-semitísmo, o racismo e a volta da raça ariana.

- como a Ucrânia, com uma banda amplamente divulgada, o Nokturnal Mortum, pode também apoiar esse tipo de movimento, já que neste país há um ódio latente contra judeus e minorias étnicas (alguém conhece algum negro ucrâniano?). Fora que o país foi simplesmente aniquilado pelos nazistas quando de sua ocupação, tendo quase 30% de sua população - ucranianos e judeus - morta pelas forças alemãs durante a ocupação e tendo sua infra-estrutura destruida quando os russos invadiram o país (não por causa destes, mas os alemães destruiam ela conforme iam se retirando do território ucraniano - ver "Futebol e Guerra", de Andy Dougan, editora Jorge Zahar - 2004)

- como o Brasil, país altamente heterogêneo em termos de raças e credos, pôde cair nessa arapuca? O fascismo por aqui sempre foi meio latente, infelizmente, mas nazismo? Bandas como Evil - cujos integrantes participaram da morte do adestrador de cães em SP, em 2005, lembram? - Arima, Dominion' 2000, entre outras que você provavelmente nunca vai ouvir falar, pregam uma idiotice sem tamanho! Quem ler a reportagem da Galileu sobre o tema, irá conhecer ou se recordar do ataque ao Centro de Tradições Nordestinas, na década de 90. Um repórter da Folha de S. Paulo, que se infiltrou no grupo, conheceu seus integrantes: alguns eram nordestinos e negros!!! Eu mesmo já ví uma reportagem sobre grupos ditos neo-nazistas e de supremacia branca, onde um dos integrantes era...negro (não, você não leu errado e eu não estou bêbado, embora preferisse estar)!!!

O mais incrível, e que me deixa bastante ressabiado, é que esses conjuntos sempre utilizam o disfarçe de serem pagãos e/ou satânistas, como forma de despistar ou justificar sua verbôrragia racista e imbecil. A ideologia nazista não era contra o cristianismo, portanto, a incoerência já começa por aí. Outra coisa bastante perplexa foi descobrir que existe um grupo feminista nazista, o Woman for Aryan Unity (Mulheres pela União Ariana)! E que, claro, tem uma banda...
Para quem nunca estudou ou leu História do Mundo, a mulher na sociedade nazista estava relegada a procriar, provendo o futuro mundo ariano com filhos, e a cuidar dos afazeres domésticos enquanto o seu marido estivesse fora. Ponto.



Coletânea Hate Compilation. Por que há sempre o aviso no canto inferior, avisando que eles não compactuam com a ideologia, mas a divulgam? Clique para ampliar.

Não apoio e sou totalmente contra isso, vamos deixar claro, mas pelo menos que se estude e saiba como uma ideologia funciona. Justamente para não repetí-la!!!

E apoiar uma idéia que só trouxe desgraça, violência, morte, destruição e sofrimento ao mundo e ao ser humano, me parece a pior das coisas a se fazer. Burrice tem limite!
O ruim mesmo é ter de ouvir que eles se apóiam na liberdade de expressão. Gostaria de saber que liberdade é essa que prega a morte de outro ser humano?

E ainda dizem que evoluímos... :-(

Nenhum comentário: