25 outubro, 2006

Manipulando o meio...

Lógico que as crianças - e nem tão crianças assim - nem sabem o que é um disco de vinil, quanto mais o que é um toca-discos, então nem vou perder meu tempo explicando.

Mas uma coisa que eles tinham de legal, era que funcionavam na base das rotações por minuto (como um HD): os primeiros discos, feitos em acetato, rodavam a 78RPM, os EPs geralmente em 45RPM e os discos de vinil, em 33 e 1/3 RPM.
Ás vezes você encontrava um LP em 45RPM ou um EP em 33 e 1/3, mas era bem raro, as velocidades eram padronizadas de modo a não gerar confusão.

Uma coisa legal de fazer, era acelerar os LPs de 33 e 1/3 para 45RPM, para ver como ficavam. Ou então, diminuir a rotação dos 45RPM, para ouvir eles leeeennnntttooosss e distorcidos.
E por incrível que pareça, tinha música que ficava boa. :P

Pois saibam que o meu primeiro disco do Frank Zappa - que foi justamente o primeiro dele também, o Freak Out -, eu escutei o primeiro lado inteiro em 45RPM! Pensei que Zappa deveria ser mais doido ainda no começo de carreira do que eu já tinha escutado de suas músicas até então. E não é que durante um bom tempo eu não consegui escutar o disco na sua rotação normal, era somente em 45RPM!!!???

Fora as brincadeiras de se escutar o som do dêmonio, girando o disco ao contrário. :D :P

Frank Zappa - Have I Offended Someone (1997)
192Kbps


Detalhe para a impagável conversa dele com o Diabo na faixa Titties 'N Beer, de rolar de rir. Aliás, essa coletânea é muito boa para quem nunca ouviu e quer conhecer algo de Zappa, já que é bem diversificada.


1. Bobby Brown Goes Down
2. Disco Boy
3. Goblin Girl
4. In France
5. He's So Gay
6. S.E.X.
7. Titties 'N Beer
8. We're Turning Again
9. Dumb All Over
10. Catholic Girls
11. Dinah-Moe Humm
12. Tinsel Town Rebellion
13. Valley Girl
14. Jewish Princess
15. Yo Cats

Download

 

5 comentários:

Anônimo disse...

E NÃO PENSE QUE FOSTES O ÚNICO A "PAGAR ESSE MICO",NÃO, HAZZAMANAZZ!!! LEIA SÓ ESTA....
HAVIA UM PROGRAMA DE RÁDIO AQUI NO "RIDIJANÊRO" DA HOJE UNIVERSIDADE,MAS NA ÉPOCA ERA "FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ", TODAS AS SEXTAS E SÓ TOCAVA HEAVY METAL...O PROGRAMA ERA APRESENTADO PELO DONO DA LOJA "FONIT", O CLÁUDIO. NÃO ME LEMBRO EM QUE MÊS ESSE ACONTECIMENTO OCORREU,MAS DEVE TER SIDO NUMA BAITA SEXTA-FEIRA 13 EM PLENO AGOSTO!!!
O PROGRAMA FORA DEDICADO AO MERCYFUL FATE E TODA A DISCOGRAFIA SERIA TOCADA...CARA, QUANDO O CLÁUDIO PÔS O ÁUDIO DO EP "A CORPSE WITHOUT A SOUL" TEVE INÍCIO A MAIOR ROUBADA SONORA QUE EU JÁ OUVI...ELE NÃO PERCEBEU QUE O EP ERA EM 45RPM E TOCOU EM 33RPM...
A VOZ DO KING DIAMOND APARECEU MAIS GRAVE DO QUE VOCÊ POSSA IMAGINAR E...E...E...EU CURTI PRÁ CARALHO!!!!!!!!!!! NÃO RELAXEI ENQUANTO NÃO FUI ATÉ UMA LOJA EM COPACABANA E SAÍ TODO ORGULHOSO QUANDO COMPREI O EP...E QUANDO TIVE A VERDADEIRA AUDIÇÃO NUMA OUTRA LOJA CONCORRENTE DA DO CLÁUDIO, TEIMEI COM O DONO QUE A ROTAÇÃO DELE ESTAVA ERRADO POR QUE EU CONHECIA,ETC,ETC...
E CADÊ QUE EU CONSEGUIA OUVIR O EP NA ROTAÇÃO CERTA?!? FIQUEI UM TEMPÃO SEM OUVIR MERCYFUL FATE,HAZZAMANAZZ!!!
BOM, QUE TAL PARA COMEMORAR O MILAGRE DE HOJE, OU SEJA, A VITÓRIA DO CORINTHIANS SOBRE O "PARMEIRA" ATENDER A UM PEDIDO MEU??? SENDO ASSIM, QUE TAL POSTAR ALGO DO TYGERS OF PAN TANG (O PRIMEIRO E O SPELLBOUND)??? UM ABRAÇÃO, MIGUEL.

Henrique disse...

ZAPPA SEM COMENTARIOS LENDA GENIO
O PRIMEIRO A RECONHECER O TALENTO DA TIA ALICE COOPER BEM MASSA ESSA COLETANIA

Dagda disse...

Pois é Hazz

Bulir com as rotações era divertido e ainda nos permitia umas surpresas. A gente descobria que o riff de "Can't Live Without You", do Scorpions, era tão somente o de "Might Just Take Your Life", do Deep Purple, acelerado para 45 RPM.

Abs

D

hazzamanazz disse...

Isso sem contar o riff "emprestado" pelo Guns 'n' Roses do Black Sabbath, na música 'Zero the Hero', usada na 'Paradise City'

[ ]'s

@le disse...

hehe...ja aconteceu comigo tbem.ouvi um bom tempo um play do suffocation em 33prm,sem saber q o vinil era d 45.mas ainda assim era bem rápido,por isso demorei a perceber.