26 outubro, 2006

Pesquisa



Gostaria de saber se vocês gostariam de ver arquivos de música em formato lossless ou arquivos de imagem de CD (CUE, BIN, NGR) aqui no blog?

Arquivos lossless, como o próprio nome diz, são arquivos que utilizam técnicas de compressão de tamanho não-destrutivo. Para quem não sabe, formatos como MP3, WMA, MPC, MP4, Ogg Vorbis, etc, são formatos que diminuem o tamanho dos arquivos retirando certas partes dele (ou lossy).

A vantagem é que o tamanho do arquivo fica bem pequeno.
A desvantagem é que ele é quase igual ao original (e este quase é motivo de grande debate, mas é concenso dizer que estas partes retiradas da música, ditas "inaudíveis ao ouvido humano", prejudicam a qualidade dela, mesmo utilizando-se a máxima qualidade disponível do formato de música escolhido)

Arquivos em formato APE (Monkeyaudio) e FLAC, que são os mais utilizados, utilizam outra abordagem, empregando algorítimos agressivos de compressão de arquivo baseados no seu tamanho, sem retirar partes da música.
Pense neles como um Zip ou Rar de músicas. ;-)

A vantagem é que o arquivo não sofre perda de qualidade, sendo uma cópia fiel da música.
A desvantagem é que o tamanho do mesmo aumenta, e muito! Um arquivo em formato FLAC chega a ter de 4 a 6 vezes o tamanho de um arquivo MP3 e utiliza bastante poder de processamento, mas isso não é problema com os computadores modernos (estamos falando em PCs com processadores de 800MHz, coisa fácil de ser encontrada hoje em dia).

Imagens de CD, como CUE/BIN e NRG (Ahead Nero), são, como o próprio nome indica, cópias fiéis dos CDs e tem de ser gravadas em um antes de serem ouvidas (ou utilizar-se um drive virtual, como o Daemon Tools).

Pergunto se vocês querem ver esse tipo de arquivo por aqui, pois estou encontrando vários álbuns nestes formatos (e eu mesmo estou passando os meus CDs para esses formatos, no caso o FLAC). Outra razão, é que com o crescimento da banda larga e a disponibilidade da mesma em altas velocidades (1Mbps para mais), mais a utilização de gerenciadores de download, como o USDownloader, ficou muito fácil baixar esse tipo de arquivo.

Só para motivo de comparação, 5 minutos de música em formato MP3, na sua qualidade máxima suportada (320Kbps), teria algo entre 11/12MB de tamanho.
No formato FLAC ou APE, o tamanho deste arquivo ficaria algo entre 50/60MB.

Vocês querem ver estes arquivos postados ou preferem ficar com o velho MP3?
 

8 comentários:

Anônimo disse...

Olha... Concordo com o Barbarian. É válido e se eu gostar, certamente re-converto para MP3 ou OggVorbis ;)

Luiz Tseaboth disse...

mp3 eu diria que valha mais a pena levando em consideração que mairoia do pessoal ja possuia banda larga, mas seguindo aquele esquema basico de 250 de velocidade maxima!!!!

Anônimo disse...

Gostaria de saber se não está havendo risco de penalidade (processo) contra quem continuar baixando músicas de graça a partir de blogs incríveis como este.

Anônimo disse...

Na minha opinião continua em mp3 se possível sempre a 320kbs, realmente, quando ouvimos mp3 em um sistema de som decente, notamos a diferença que tanto falam, mas a praticidade do mp3 ainda é insuperável.

Anônimo disse...

Experimentar é uma das grandes armas da net....

mas bota a opção em mp3 tbm!

Unknown disse...

mp3 ja ta foda p/ guardar tudo hagagaga dvds e + dvs de mp3 ggagagaga
t+

hazzamanazz disse...

É que eu comprei um HD de 500GB, então espaço não é problema ;-)

Eu sempre me lembro de uma história do Homem Aranha 2099, onde eles acessam um "super-computador" com 20GB de memória e 1TB de disco. Ainda bem que não precisaremos esperar até 2099 para isso... :D

Então tá certo, quando o arquivo for em formato FLAC ou APE, eu coloco, quando possível, uma opção em MP3.

hazzamanazz disse...

Opa, esse é o CD + vídeo que vem junto, não é? :D