20 outubro, 2006

Uzamaki [English]

Mangá e Violência.

Mangá é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos japonesas e o seu estilo próprio de desenho. No Japão designa quaisquer histórias em quadrinhos.

Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Nega-se autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.

Em um país que entende disso, pois utiliza o mangá para tudo, desde propaganda até literatura, e que já sofreu a maior das violências (duas bombas atômicas) e foi capaz de cometê-las (o Estupro de Nanquim), que tal juntar as duas coisas e criar uma obra prima?


With a beautiful highschool girl as the protagonist, the people of a small town in Japan become variously fascinated with, terrified of, and consumed by the countless occurrences of natural and artificial spirals.

The obsession with spirals is accompanied by the townspeople's extreme obsession with various things, such as an artist's obsession with perfect forms and a youngster with the ability to attract eyeballs. The result of this obsession is often slow transformation into something other than human, leading to a gruesome, realistically-depicted death.

  


O estilo de desenho é simplesmente maravilhoso. E doentio também.
Para quem conhece mangá a fundo, nem preciso explicar nada, é só baixar.

Para quem não conhece. fica o aviso: a sociedade japonesa é pra lá de estranha. Fora tudo aquilo que é desconhecido para nós, como as gueixas - relegadas a simples prostitutas, mas não o são -, é proibido, por exemplo, nas revistas e filmes (inclusive pornográficos!!!) a ilustração e a mostra dos genitais femininos e masculinos.
Porém, a penetração não.

Vai entender (isso porque não chegamos nas podreiras que eles permitem por lá, como pedofilia, cropofagia, fisting, bestialismo e etc)...

A história é ultra-violenta e perversa ao extremo, como só os japoneses são capazes de criar. E muito boa também, com todo o seu surrealismo a lá Lovercraft.

Volume 1
Volume 2
Volume 3
 

2 comentários:

Anônimo disse...

Recomendando pra galera que curte mais uns títulos de mangás violentos:

MPD Psycho (disponível pra download aqui: http://www.silensce.net/silensce.html )

Battle Royale (licenciado no Brasil pela Conrad recentemente)

Berserk (licenciado no Brasil tb...)

Hellsing (disponível tb no link acima)

Hellsing e Berserk em especial são excelentes, imensamente superiores à suas versões animadas...

hazzamanazz disse...

MPD Psycho e Battle Royale são clássicos!!!

E a Conrad me deixa P da vida com a sua mania de fazer os mangás da maneira japonesa.
Hey, tudo bem, na internet é diferente, eu tenho que me contentar com o que eu encontro, mas é foda ler do fim para o começo, indo da direita para a esquerda.

É a mesma coisa que eu pegar um livro japonês e publicar para você ler na vertical, de baixo para cima, da direita para a esquerda.

Adaptação, essa é a palavra.
Por isso os mangás dela vendem mal pacas.

[ ]'s