28 novembro, 2006

Nirvana - Singles Box [6 CD ] (1995)

É incrível: o pessoal gosta de uma banda e fala bem dela, enquanto ela é underground e não muito conhecida. A partir do momento que ela faz sucesso, pronto, é um tal de xingá-la até o cú fazer bico.
Os dois exemplos que mais retratam isso são o Nirvana e o Guns 'n Roses.

O foda do Nirvana - e acho que é por isso que detratam tanto a banda - é que ele revolucionou a indústria da música toda, virando-a de cabeça pra baixo. Ou ninguém lembra como naquela época a coisa estava feia pra caramba, tanto que o pessoal dizia que o rock e o metal morreram e que o eletrônico era a salvação?
A coisa toda ou era um hard-rock pra lá de melento, coisa podre mesmo - porra, o que você pensaria de uma banda chamada Cinderella, que se preocupava mais com o cabelo do que com a música!!! -, ou bandas copiando o som que se fazia antigamente, como o The Black Crowes.
Fora a mediocridade reinante, onde simplesmente se tornou chato ouvir rock!

Até que veio o Nirvana. E junto com ele o L7, Alice in Chains, o álbum preto do Metallica (se bem que esse assunto é controvérso, já que dizem que esse foi o começo do fim, coisa que não concordo, o disco é bom pacas!), Body Count, Public Enemy, entre outros. Tudo bem, veio muita bosta também, como Garth Brooks, NKOTB e Spice Girls (arrrrrgggghhh).
Mas pelo menos lixos como Europe e Ratt foram pro saco...hehehehe...

Infelizmente Mr. Cobain escolheu sair fora, o que foi uma pena. Mas pelo menos nos deixou estas pérolas aqui.

Em 320Kbps, com capas de cada single inclusas


1. Smells Like Teen Spirit [Edit]
2. Even in His Youth
3. Aneurysm
4. Come as You Are [LP Version]
5. Endless, Nameless
6. School
7. Drain You [Live]
8. In Bloom [LP Version]
9. Sliver [Live]
10. Polly [Live]
11. Lithium [LP Version]
12. Been a Son [Live]
13. Curmudgeon
14. Heart Shaped Box [LP Version]
15. Milk It [LP Version]
16. Marigold
17. All Apologies [LP Version]
18. Rape Me [LP Version]
19. Moist Vagina

Part 1
Part 2

4 comentários:

Anônimo disse...

Pôxa,esse blogger está com problemas...Ontem,eu postei um comentário sobre o que você disse e não saiu!?

Eu acho que o que ajuda o Nirvana a ser recriminado é consequência dos comentários publicados posteriormente das opiniões do Kurt envolvendo o maior sucesso comercial da banda, o Nevermind.
É claro que o sucesso estrondoso do trabalho acabou colidindo com a proposta da banda,mas mais do que vender e tornar-se uma mera estatística o significado do Nevermind ninguém pode negar.
O Guns é vítima dos crônicos problemas do Axel com drogas e álcool e que,honestamente falando, quem curte (ainda) a banda é só fã do Axel,pois a mesma tornou-se uma verdadeira piada com esse lança-não-lança do famigerado "Chinese Democracy" (daqui a pouco surge um substituto a la Mao Tsé Tung e provocará a mudança do título adiando,novamente,o lançamento do cd...). E enquanto isso,tome de Patience, Welcome to the jungle e alguma coisa nova...
A Metallica,para mim, é que é a maior decepção. Inegavelmente,o que eles fizeram após o Black Album (mesmo que seja um trabalho com uma "virada de som" na carreira da banda feita de maneira consciente,ou seja,o produtor Bob Rock não foi convidado a toa...)não só condenou a banda a cada vez mais distanciar-se do passado como,também,parece que Hetfield e Ulrich trabalharam para desconstruir tudo o que tornou a banda, de fato, famosa.
E a lamentar o fato envolvendo o baterista e toda a confusão com o Napster.
A questão do sucesso é sempre polêmica,uma vez que a maneira como ele é encarado é o maior problema. Acho que toda ingenuidade deve ser deixada de lado,pois nesse sistema capitalista quem não gosta de dinheiro é por que não precisa.
Talvez, o maior diferencial é a maneira como a relação da banda e do show business processa-se (apenas modismo ou um trabalho mais sincero e entenda-se por isso algo onde se não se pense única e exclusivamente em ganhar dinheiro e pronto).
Um grande abraço,Hazzamanazz.

Anônimo disse...

Acho que quem está com problemas sou eu,Hazzamanazz...Esqueci de pôr o meu nome no final do comentário acima e de dizer que as declarações do Kurt em relação ao Nevermind é que ele passou a não aceitar o excessivo sucesso do mesmo,como fora publicado em algumas revistas e dito em entrevistas para MTV,etc. Miguel

hazzamanazz disse...

É, mas não é só isso não Miguel. Lembro que o pessoal descia o malho no ...And Justice for All por ele não ter o mais o Cliff no baixo e a banda ter estourado.

Quer dizer, esse pessoal que fica descendo a boca é tudo pose, mas daquela que dá asco. Mesmo o cara posando de Death Metal, com toda aquela "maquiagem", aposto que esse tipo de viado escuta A-HA quando chega em casa.

Assume pelo menos e não enche o saco...

Anônimo disse...

Muito bem lembrado,Hazzamanazz!
Dentre outros comentários a respeito do ...And Justice for All era de que o disco era muito longo e chato! E ao fato de não contar mais com o Cliff Burton é o velho dilema de aceitar um substituto...
Afinal, quantos músicos talentosos não tiveram que passar por isso,né?!
O fato de uma determinada parcela do público que ouve heavy metal é justamente essa de posar de "malvadão" e daqui há alguns anos passar a ouvir música eletrônica e o cacete!
Certa vez quase saiu porrada numa loja que eu frequentava devido a um comentário de uma pessoa que não gosta de Black Metal e ridicularizou o visual dos músicos chamando-os de "Panda Metal"...Porra,eu tive que segurar o riso para não deixar chateado um amigo fissurado pelo Marduk e que estava na loja também...
Começa com A-Ha e termina com Banda "Colapso"...Hehehehehe...
Aquele abraço e não esquece de postar o Pink Floyd com a trilha sonora completa do Zabriskie Point,Hazza!!! Please!