10 dezembro, 2006

Harppia e Overdose

O nosso leitor Alysson mandou essa contribuição inestimável da história do metal nacional.

Para os que não conhecem, o Harppia e o Overdose são de uma época em que "Heavy Metal" era sinônimo de desordem e contestação e os seus seguidores, drogados, bardeneiros e vagabundos.

O Harppia é de São Paulo e foi formado em 1982, enquanto o Overdose é de 1980 e foi formado em Belo Horizonte. O primeiro fazia (faz?) um heavy-metal bastante calcado no Judas Priest - é só olhar a capa do EP! -, enquanto que o segundo fazia um power metal muito bem tocado. Como o Alysson bem disse nos seus comentários, as bandas cantam em português, coisa que eu não tenho absolutamente nada contra, muito pelo contrário.

Para quem não sabe, a opção da esmagadora maioria das bandas nacionais pelo inglês como língua matre, se deve única e exclusivamente a tentativa de se lançar no mercado externo, já que elas sabiam que isso aqui é uma terra de colônos, que não dariam é porra nenhuma de valor para o que quer que fosse feito aqui, com exceção das MPBostas e Ircxés da vida, e que não conseguiriam ganhar a vida nem fodendo tocando metal (a não ser que abrissem mão de qualquer compensação financeira).

Não é a toa que o Sepultura foi embora dessas plagas.
Hey, sou todo ouvidos a quem quiser discordar, mas saibam que o álbum Scars, do Overdose, foi gravado nos EUA e nunca foi lançado aqui.

O arquivo contém as músicas do split feito com o Sepultura, o Bestial Devastation/Século XX e algumas músicas do EP A Ferro e Fogo, os dois lançados em 1985 (estou tendo flashbacks da minha adolescência!!! :D ).


Overdose - Século XX @ 192Kbps
não achei a capa em qualidade boa nem fodendo... :-(

01 - Anjos do Apocalipse
02 - Filhos Do Mundo
03 - Século XX

Harppia @ 128Kbps


01 - Incitatus
02 - Náufrago
03 - Salém (A Cidade das Bruxas)

Download

UPDATE: Passando pelo foderoso Lágrima Psicodélica, arquivo vivo da música, encontrei a discografia do Harppia. Para os que criticam a troca de MP3, aí vai um belo chute no saco, já que o próprio guitarrista deles agradeceu o trabalho e a divulgação que o LP dá para a banda.

Discografia do Harppia no Lágrima Psicodélica
 

5 comentários:

Anônimo disse...

Belo post cara!!! É uma pena que a maioria do povo ignora clássicos nacionais como esses e restringe o Metal brasileiro à Sepultura e Angra, deixando de lado bandas como Taurus, Lobotomia, Stress (uma das pioneiras do Thrash Metal), e várias outras, só pq elas escolheram cantar em português...

Anônimo disse...

128kbps não dááá

Anônimo disse...

Pô,a minha sugestão está vingando! Vida longa ao Demência 13,seus colaboradores e ao pessoal que frequenta o blog imbuídos de um espírito solidário e musical de arquivos. Um grande abraço,Hazza. Miguel

Defensor disse...

Excelente iniciativa!
Viva o Metal Nacional. Muita coisa boa!

Anônimo disse...

porra...postagem fudida...ja tava procurando esse split do overdose faz tempo...eu tinha em vinil esse split com o sepultura...olha que puxo mt coisa da net...mas esse vc arregaçou...parabens pelo post...
rock forever...