17 dezembro, 2006

Melechesh

Provavelmente isso aqui não é para qualquer um, mas hey, que tal você deixar de ser radical e escutar um pouco o resto do mundo? :P ;-)

O Melechesh é uma banda israelense, formada em 1993, que mistura influências musicais do Oriente Médio com Metal. A banda é catalogada como Black Metal (é só dar uma procurada por aí), mas o termo é bastante incorreto. O som é realmente pesadíssimo, mas está muito mais para Thrash do que outra coisa, apesar de ser bastante difícil catalogá-la por eles tocarem música que agrega diversas influências.

A parte bacana, é que eles misturam influências musicais da cultura Mesopotâmica e Suméria (lembra das suas aulas de história, seu pagão ignorante?), criando um estilo de som que eles chamam de Mesopotamic Metal (Metal Mesopotâmico, em português). E rapaz...o som é bom pacas!!!
Existem outras bandas que fazem um som nesse estilo, como o Nile, mas a influência da música feita no Oriente Médio é muito mais forte no Melechesh. Uma das poucas que chegam perto deles nessa área é o Orphaned Land, outra banda israelense.

Para quem procura uma imagem musical do que irá encontrar, pense no filme "Três Reis", com George Clooney, Mark Walberg e Ice Cube, que é um dos poucos filmes existentes sobre a primeira Guerra do Golfo e que é bastante isento quanto a mesma, sem americanismos, nem patriotada. Aliás, o filme é indicadíssimo, se você ainda não o viu.
Pois bem, em determinada parte do filme, os personagens de George Clooney e Ice Cube vão salvar Mark Wakberg de uma prisão iraquiana, com a ajuda de iraquianos que querem fugir do país. Em determinada hora, ele passam em frente a uma multidão que está ouvindo rádio, onde toca um hip-hop, a Public Enemy, mas cantado em iraquiano e com influências de música árabe (uma crítica ferrenha a cultura de massa norte-americana e ao seu isolacionismo e ignorância como país, já que antes, Ice Cube e Spike Jonze - o típico caipira do meio-oeste, para quem assistiu - discutem sobre música e dizem que seria impossível ouvir um hip-hop bom onde eles estavam).

Mas o nosso negócio aqui não é hip-hop e sim metal. E metal é o que eles fazem!

Como nota, e eu não gostaria de ver isso aqui virar uma discussão sócio-religiosa-cultural, fica a constatação de que não são só os americanos, brasileiros e árabes que são radicais, quando o assunto envolve religião e política: após o lançamento da demo As Jerusalem Burns e do EP The Siege Of Lachish, a banda foi acusada de "envolvimento com cultos satânicos" e processada pelo governo israelense. As cusações foram baseadas em notícias sensacionalistas de jornais e foram retiradas no ano seguinte.

Em 320Kbps

Djinn (2001)


01. Whispers From The Tower
02. Genies, Sorcerers And Mesopotamian Nights
03. A Summoning Of Ifrit And Genii
04. Wardjinn
05. Rub The Lantern
06. Covering The Sun
07. Kurnugi's Reign
08. Oasis Of Molten Gold
09. Dragon's Legacy
10. The Siege Of Lachish

Part 1
Part 2


Sphynx (2003)


01. Of Mercury And Mercury
02. Secrets Of Sumerian Sphynxology
03. Annunakis Golden Thrones
04. Apkallu Counsel
05. Tablets Of Fate
06. Triangular Tattvic Fire
07. The Arrival Ritual
08. Incendium Between Mirage And Time
09. Purifier Of The Stars
10. Caravans To Ur

Part 1
Part 2
 

Um comentário:

Anônimo disse...

HAVA,NAGILA,HAVA,HOSANA NAS ALTURAS,EVOÉ, PAZUZU IS COMING!
E digo mais,o vocal lembra o do Mile Petrozza,do Kreator.
Agora,definir isso como Black Metal...nem pelas barbas de Moisés, Maomé ou Khomeini! Até Thrash é duvidoso,sim.
Mas,é curioso e dá para ouvir mesmo não sendo nada demais. Valeu,Hazza! Eu nunca ouvi falar desse grupo e agora sei graças à você e seu trabalho. Um abraço,Miguel.