14 março, 2007

Lobotomia



Sei lá porque cargas d'água, mas o Brasil é o país do punk/hardcore e do death/black metal (não adianta ficar bravinho porque você gosta de metal melódico). Quer dizer, saber nós sabemos, só não queremos admitir. Ah, você duvida?

A indústria musical nacional funciona na base do QI (quem indica), quem consegue gravar alguma coisa com qualidade profissional - não precisa ser metal - é porque já tem grana e o que manda no páis é o samba, o pagode e o sertanejo. Não é a toa que os gêneros musicais que mais crescem entre a juventude são o funk/rap, o death/black metal e o punk/hardcore/crossover. Ora, esses três não necessitam de lugares com acústica boa para você tocar e conseguir reproduzir um som bom (vamos ser sinceros: as casas de show do país são verdadeiras bostas! E no Credit Card Music Hall só toca MPB e banda gigante); o som é bastante simples, sendo que você consegue gravá-lo com uma qualidade aceitável em qualquer buraco; por esse som ser simples, está ao alcance de qualquer um que queira ser músico.

Quem continua duvidando que vá tocar no Black Jack Bar, com o seu super "palco" - entre aspas mesmo - e seus banheiro limpos e cheirosos. Ou no Blackmore, dá na mesma.

Dentre os grupos que surgiram nos anos 80, que foi a época onde realmente houve uma explosão de tudo - já que nós acabávamos de sair de uma ditadura - e que influenciaram não somente a música nacional, mas também a internacional, um está no post logo abaixo, o R.D.P. e o outro é essa banda aqui, o Lobotomia. Ao contrário do Ratos, o Lobotomia era uma banda totalmente oposta a eles, já que João Gordo e sua trupe passavam fome e o Lobotomia era formado por um pessoal que tinha grana (eu sou de SP, Capital, e quem é daqui já ouviu falar do Alto dos Pinheiros, bairro classe-média alta da cidade. Pois é, os músicos do Lobotomia moravam nesse bairro. Pobres, não?).

Como, ao contrário do que ocorre hoje em dia, o cenário descrito acima ainda não existia - na verdade nada existia, ainda estava se criando -, com tudo acontecendo e tudo se experimentando, as chances - por mais incrível que possa parecer - eram maiores. Onde que atualmente você veria uma gravadora grande, como Sony, WEA, EMI, entre outras, darem espaço para bandas como Replicantes, Inocentes, Garotos Podres, Inox, Rosa Tatuada, Dr. Sin, entre outras?
Vai sonhando meu amigo!

Talvez por isso eles simplesmente criaram um hardcore foderoso e que influênciou, e continua influenciando, boa parte das bandas que tocam rock pesado, sejam elas metal ou não.

A banda voltou recentemente e tem feito vários shows, vamos ver no que vai dar...
Em 128Kbps

Lobotomia (1986)


1. Lobotomia
2. Distorção Policial
3. Política Sionista
4. Só os Mortos Não Reclamam
5. Indigentes do Amanhã
6. Vítimas da Guerra
7. Faces da Morte
8. Pesadelos Agonizantes
9. Morte na Cidade
10. Estrumental

Download


Nada é o que parece (1989)


1. Nada É Como Parece
2. Donos do Sistema
3. Mosh to Die
4. Penso, Logo Desisto (Mas Eu Insisto)
5. Fiquem, Se Distraiam
6. Ratos da Cidade
7. Manicômio
8. Drugs (Sua Vida Começa a Acabar)
9. Sem Palavras

Download

17 comentários:

Anônimo disse...

Então, tentei baixar os discos do Lobotomia... não cosnegui, deu erro... tem alguma senha para extrair as musicas zipadas?... velau... ms_faber@hotmail.com

Miranda disse...

cara, eu queria ter vivido isto, até acredito que hoje a atual tecnologia bota em cheque a qualidade de todas as dezenas de bandas que nascem todos os dias... qualquer banda hoje pode gravar um disco dentro de casa, com um bom pc e material... Ao mesmo tempo que dá muita oportunidade para outros estilos, torna necessário um "crivo" nestes milhares de bandas que estão nascendo...


Mas Lobotomia, mesmo em meados dos anos 90, fez minha cabeça, ehehehehe, o Psychic Possessor também, o Dorsal, R.D.P., e ainda cheguei a curtir ROT, mas já eram outros tempos.

Miranda disse...

E quanto ao comentário feito no blog, eheheheh, eu deixei aqueles parenteses pensando no público feminino, já que são poucas as vezes em que me expresso daquele jeito, mas tens razão no que disse sobre isso.

Também apoio teu ponto de vista sobre o espiritualismo, e não precisamos de qualquer religião precedida por doutrina, muito menos por instituição... pra que tratar com o funcionário o que podemos tratar com o patrão???? Té mais, grande abraço!!!

doggma disse...

Clássico bem representativo do que rolava no underground dessa época. Parece que já tem um século desde que ouvi a banda pela 1ª vez. De qualquer modo, não vejo muito espaço pro grupo hoje não... salvo se eles não se importarem com o esquema "pay to play" costumeiro.

Off-topic: aê, Hazza... tava ouvindo um boot do Heaven & Hell (Iommi, Dio, Geezer, Appice), show gravado dia 11 último... bróder, meu queixo foi parar no chão. Como os velhinhos tão mandando bem e se divertindo pacas... e QUE set list!

Pena que a qualidade tava sofrível. Se tu encontrar algum boot em bom estado destes shows do H&H, coloca aí pelamordedeus, que você vai pro Céu... ou pro Inferno, o que tu preferir. :)

Abraço!

hazzamanazz disse...

Opa doggma, não é Sabbath, mas eu tô descolando um boot dez pra postar: a turnê de 87 do Deep Purple, do "House of the Blue Light".
Ela até chegou a sair oficialmente em 88, no disco Nobody's Perfect, mas em CD simples (sinceramente, eu não tenho mais estômago para ouvir a milhonézima versão de "Highway Star"). Mas em 1998 eles corrigiram o erro e lançaram a versão dupla, com músicas desse play e do Perfect Strangers (só que esse é foda pacas de achar).

Mas o boot que eu estou baixando tem músicas do Rainbow!!!
DP tocando Rainbow com Ian Gillan... :o

Só me dá um tempo, porque a josta está no Depositfiles. Demorei 'somente' 5 horas para baixar o CD1, acho que até sábado chega o CD2. :P :D
Tudo em soundboard, claro...

[ ]'s

Anônimo disse...

Opa galera, quero contribuir com alguns meus upload. espero que gostem.

Soldier (UK) - Live Forces (1983)
http://rapidshare.com/files/21025804/Soldier.rar

Trojan (UK) - Chasing The Storm (1985)
http://rapidshare.com/files/21156517/Trojan.rar

Tokyo Blade (UK) - Midnight Rendezvous (1984)
http://rapidshare.com/files/21144573/Tokyo.rar

Dutchess (UK) - Your Love 7'' (1981)
http://rapidshare.com/files/21162469/Dutchess.rar

Hocculta (Ita) - Warning Games (1984)
http://rapidshare.com/files/21178828/Hocculta.rar

Unknown disse...

Opa, mtu legal o seu post...o blog sempre me surpreende. Entrei hj pelo novo cd do Sextrash e fui conferir os posts mais recentes, sempre ouvi falar do Lobotomia, mas nunca ouvi.
Assim q der vou pegar os cds, ñ tinha noção de que mesmo sendo uma banda HxCx, eles tinham uma certa grana.

No nosso país infelizmente funciona dessa maneira como você falou, é foda...a juventude achando que bostas como funk/pagode/axé e semelhantes podem ser chamados de música.

Abraços e continue com o blog |,,|

Anônimo disse...

Hazzamanazz, aqui é o Loyola.. desculpe usar esse espaço, mas tô com um problema num blog aí prá baixar um box do Hendrix e um outro usuário (Miguel) escreveu no comments que eu poderia deixar um recado aqui no demência. Não sei como encontrar o Miguel, por isso escrevo aqui. Não sei se ele é colaborador do D13 ( talvez seja por isso que ele pediu p/ deixar um recado em seu Blog.
Caso vc o conheça, por favor, dê um toque prá ele.
Grande abraço e Muito Obrigado
Meu e-mail - loyolaignacio@terra.com.br

Wagner Beethoven disse...

cada vez mais ruins as coisas por aqui, mas felizmente aqui em recife tem uns festivais alternativos e baratinhos

Escorpiana Explosiva disse...

PASSEI AQUI PRA DESEJAR UM BOM FDS LEGAL A SUA POSTAGEM ADOREI PENA QUE NÃO SOU MUITO FA DESSE ESTILO DE MUSICAS.

ABRAÇO

Anônimo disse...

Hazza,sou eu,Miguel.

Vou entrar em contato com o Loyola (que já havia queixado-se aqui por causa de problemas em fazer um download do que você disponibilizara)e pedi que este deixasse um comentário no teu blog,ok?
Espero que não tenhas ficado chateado com isso. De forma alguma,quis tumultuar o teu blog. Um abração e ótimo final-de-semana. Miguel.

obs: Vou passar-lhe os links de um boot do Mercyful Fate,como há muito eu já falara.

hazzamanazz disse...

Wagner...não entendí porra nenhuma...:P :D

Loyola, o Miguel sempre passa por aqui para ver como as coisas vão e sempre que alguém pede alguma coisa eu tento ajudar.
Mas se você me dissesse qual o disco do Hendrix que você não consegue baixar seria um adianto e tanto... LOL :D

Aleluia Miguel!!! Vamos fazer o seguinte, se você passar os links do MF, eu coloco a discografia solo do King Diamond. ;-)
Com Deadly Lullabyes, Abigail in Concert e tudo mais! Coisa pra lá de 2GB, afê Maria...

Escorpiana, aqui não temos preconceito com nada, o pessoal é que tem conosco. :D
Ninguém é obrigado a gostar de determinado estilo de música.

[ ]'s

Anônimo disse...

Já estou providenciando o pagamento da dívida com o D13,amigo Hazza!
Pô,a recompensa vai ser essa? Ih..."Simbora" meu povo,sebo nas canelas, ling,ling,ling coelho ricochete e blip-blip (como diria o papaléguas...).
Cadê o Barba? Virou pastor??? Hahahahaha...Um abraço,Miguel.

obs: Eu já entrei em contato com o Loyola e estou prestando "assessoria" sobre o Hendrix.

Anônimo disse...

Hazza, nem pensei em pedir sua ajuda ( mesmo por que já o fiz muitas vezes ). é que "encontrei" o Miguel num outro Blog e aí ele me pediu p/ postar num de seus comments.
Espero que el me ajude. Quanto a vc, mais uma vez, mesmo não ajudando diretamente, muito obrigado pelo espaço ceido nesse seu blog FANTÁSTICO !
Grande abraço
Loyola

Anônimo disse...

É...

Coisa fina pra se ouvir, mas pena que apesar do player informar que é stereo, a gravação está em mono.

Anônimo disse...

...acho q tá corrompido o primeiro cd deles ;)... arruma ae! URGENTE!

Anônimo disse...

cara o link do 2º cd ja era!! pode arruma ae o cd?