21 julho, 2007

Focus - Live At the Rainbow (1973)

Vamos ser sinceros: os músicos dos anos 70 eram muito melhores que os atuais em demonstrar sua esperteza musical. Não estou falando de técnica, muito menos de destreza instrumental, mas colocar todo o seu conhecimento musical de forma agradável e que satisfaça a platéia.
Um dos poucos de hoje em dia que conseguem fazer isso e que me vem a cabeça é o Steve Vai, onde o seu show é totalmente instrumental e nem um pouco monótono. O Deep Purple e o Pink Floyd conseguem também fazer passagens de quase dez minutos só com seus intrumentos, sem deixar a petéca cair (tudo bem, o The Song Remains the Same, do Led Zeppelin, torra a paciência legal ás vezes).

Tá, são outros tempos, eu concordo, mas tirando a música Transylvania, as outras peças totalmente instrumentais do Iron Maiden são meio chatas. O Metallica simplesmente não consegue fazer uma música instrumental funcionar ao vivo - não é a toa que TODAS as músicas do ...And Justice for All não funcionam completas ao vivo e são diminuídas em seu tempo total - e o Dream Theater, se já é chato em estúdio, ao vivo é caso de cortar os pulsos.

Dito isto, o que dizer deste Focus ao vivo? Além das músicas serem bastante compridas - mesmo em estúdio elas eram -, algumas ficaram totalmente irreconhecíveis!
E para o bem, diga-se.
Além de contar com grandes clássicos de seu repertório, como Focus II e Sylvia, ainda contém uma versão bem diferente da Hocus Pocus e que seria esta, e não a de estúdio, que faria a fama da banda.

Se você nunca ouviu, precisa escutar isso, já que é bom demais. O pessoal da velha guarda provavelmente já furou sei lá quantos LPs e deve ter isso em CD. ;-)
Lembro quando essa versão tocava a exaustão, juntamente com a Battle Hyms, do Manowar, na 97FM do ABC paulista.
Bons tempos aqueles, hein (declaração piegas-saudosista, favor pular se você não viveu o período :P )?

Em 320Kbps



1.- Focus III
2.- Answers? Questions! Questions? Answers!
3.- Focus II
4.- Eruption/Orfeus/Answer/Orfeus/Answer/Pupilla/Tommy/Pupilla
5.- Hocus Pocus
6.- Sylvia

Download
Pass: burritocl

4 comentários:

Barbarian disse...

Eita porra! O meu LP ainda tá inteiro! :) valeu por essa, pq pra passar de vinil pra MP3 é o saco do padre Inácio.

[ ]'s

Edu Fagaraz disse...

Eita porra! Eu escutava a 97!!"Solte seus morcegos, aqui é rock na veia!"

tina oiticica harris disse...

Ganhei de presente de aniversário a fita cassete ;P) do disco original. É muito bom, é bótimo.

et disse...

Meu...
Focus é o que há!
Eu digo o mesmo sempre: os antigos conseguem ser os melhores.
Vem bom... vai bom... e os clássicos permanecem.

Grande post!

Dá uma conferida na discografia do Focus no lagrimapsicodelica...


Abraço!