20 agosto, 2006

Downloads

O pessoal está notando que a maioria dos arquivos do blog estão hospedados nos servidores do Megaupload e no Axifile. Estou dando preferência a estes dois servidores por um simples motivo: apesar de não serem os mais rápidos em determinadas horas do dia, são os que melhor funcionam com os dois melhores gerenciadores de download disponíveis atualmente, o Rapget e o USDownloader (Universal Share Downloader).

Rapget

O Rapget é um senhor gerenciador para servidores de arquivos gratuítos, mas peca por não estar sendo atualizado. Até o RS mudar a forma de confirmação para download (CAPTCHA), ele conseguia fazer o download automático, sem necessidade de digitar o código. Atualmente está parado na versão 1.11 já a bastante tempo, por isso não funciona mais com o RS. Em contrapartida, ele consegue utilizar as contas Premium do RS e pode ser utilizado se você for assinante e não gostar do Rapidget (o gerenciador de downloads exclusivo do RS).

Mas é o melhor deles para se fazer download do Megaupload, pois consegue passar pela confirmação de código e também pela restrição de download para país. Para quem não sabe, o MU disponibiliza um determinado número de 'vagas' (slots) para cada país. Após esse número ser atingido, o MU só permite download se você utilizar uma conta Premium.
O Rapget consegue passar por estas restrições e fazer o download, independentemente dos slots estarem esgotados.

USDownloader (Universal Share Downloader)

O USDownloader é diferente, ele está sempre sendo atualizado, mas não consegue passar pelas restrições de código das páginas, ou seja, não consegue fazer download automático do RS, nem do Megaupload, é necessário você intervir e digitar os números/letras antes de conseguir baixar o arquivo (o principal ponto fraco do USD é esse, ele não consegue fazer download automático da maioria dos serviores que utilizam CAPTCHA como modo de validação). Mas como está sempre sendo atualizado, consegue funcionar com mais servidores do que o Rapget. Outra vantagem, é que o USD fuciona por meio de plug-ins, ou seja, se não é necessário fazer o download do programa inteiro, ao se atualizar um servidor, bastando apenas atualizar o plug-in, procedimento que o programa faz automaticamente.

Dois servidores que ele consegue baixar sem problemas são o Axifile, um serviço iniciado em 2005, e o Oxyshare. O Oxyshare eu já utilizei, me parece ser um bom serviço e é bem rápido, mas não é muito disseminado. Já o Axifile está sendo cada vez mais utilizado. Como ele utiliza uma aproximação diferente dos outros serviços, utilizando a sua validação por meio de páginas em Flash e do seu número IP, não necessita de confirmação em código para o download, possibilitando o download automático por parte do USD.

Os dois serviços funcionam basicamente da mesma maneira: arquivos hospedados ad-eternum, desde que sejam acessados no período de 30 dias no Axifile e 21 dias no Megaupload; o tamanho máximo de um arquivo para upload são de 150 MB no Axifile e 250 MB no Megaupload. O Axifile tem uma vantagem, daí a razão de ele estar sendo bastante utilizado ultimamente: ele aceita upload por FTP, bastando você ir na página e criar uma conta (válida por 12 horas). Quem faz upload sabe como isso é uma mão na roda. :D

Um ponto interessante do Axifile, é que ele permite até 3 downloads simultâneos, com resumo de arquivo.

NOTA: O pessoal baba ovo legal em um programa chamado Grabber, que, em minha opinião, é super-estimado. Ele não consegue passar pela restrição de código do RS e só funciona com ele. Quem for perguntar sobre o mesmo, vai ter como resposta que é o melhor para se trabalhar com proxy (se você não sabe o que é isso, não sou eu quem vai ensinar, deixe de ser preguiçoso e use o Google!), mas o USD também gerencia muito bem proxys e funciona com vários servidores diferentes.

Como se não bastasse, além da música, agora temos software poser!!! :-/

Ah, e agora não existe mais desculpa para se disponibilizar álbuns em 128Kbps ou 192Kbps, ou cortar o arquivo em várias partes, ao se utilizar o Rapidshare: o tamanho dos arquivos aumentaram, podem ser de até 300 MB!
Se você for pagar por um serviço destes, eu indico o Rapidshare sem pestanejar. É o melhor deles.

Nenhum comentário: