24 agosto, 2006

Jane's Addiction

Se alternativo é um estilo de vida e uma forma de música, o Jane's Addiction definitivamente se encaixa nesse parâmetro. Porém, definir a banda simplesmente por esse rótulo é empobrecer um trabalho simplesmente brilhante e totalmente inovador. Segundo as palavras de Perry Farrel, vocalista da banda, ela é "um cruzamento entre Duke Ellington e Bad Brains"!
Talvez seja narcisismo e muita egocentria definir a banda com o som da década de 90, mas ela foi justamente isso: muito cínica, totalmente desprovida de pudores, extremamente corajosa e altamente acachapante.

Apesar da banda ter somente dois álbuns de estúdio, o Nothing's Shocking e Ritual de lo Habitual, além do primeiro, que é ao vivo, sua influência no rock em geral foi total, musicalmente ou na forma de se expressar por este (tá certo, são três de estúdio, tem ainda o Strays, de 2003. Mas como toda banda icônica tem direito a cometer uma merda e ser perdoada, nós ficamos quietos e não mencionamos ele, ok? :D O álbum não é ruim, mas o som e a atitude é apenas uma pálida sombra do que o Jane's já foi um dia, para usar um chavão bem batido, mas verdadeiro).
Em uma época que o rock era uma indústria de markenting barato de décima oitava categoria, povoada por LIXOS de Hair Metal, a banda criou um meio de se expressar tanto musicalmente, quanto teatralmente e ainda foi responsável pela moderna forma de se criar um festival de música, com o Lollapalooza.

E, diga-se de passagem, foi por causa do Jane's Addiction que o som de Seattle conseguiu sair dos porões.
Como toda banda genial, o nome por trás dela também tem uma história: ele vem em homenagem a Jane Bainter, uma ex-viciada em heroína que morava com eles.

All in 256Kbps.

Nothing's Shocking (1989)


1. Up The Beach
2. Ocean Size
3. Had A Dad
4. Ted, Just Admit It..
5. Standing In The Shower...
6. Summertime Rolls
7. Mountain Song
8. Idiots Rule
9. Jane Says
10. Thank You Boys
11. Pig's In Zen

Download


Live in Barrymore’s
Ottawa, Canada - 04-03-89

Soundboard quality!


1. Up the beach
2. Whores
3. 1%
4. Idiots Rule
5. Ted, Just Admit it
6. Standing In The Shower...Thinking
7. Bobhaus
8. Pigs in Zen
9. Summertime Rolls

Download

Nenhum comentário: