06 janeiro, 2007

Especial NWOBHM



Argh...abro minha caixa de e-mail ontem e olhem só o que eu encontro: uma paulada de links enviados pelo Bigfoot Kit, que colabora com o Hard Blog (que não é mais blog e sim fórum), a pedido do Miguel. Já faz um tempo que ele pediu algumas coisas de NWOBHM e pelo jeito cansou de esperar, me enviando eles, ao invés de pedir!

Putz, valeu mesmo pessoal, em especial ao Bigfoot Kit pelos links e Miguel pelo toque.
Special thanks goes to Bigfoot Kit, who send me this links!


Começamos com o Soldier, banda de Northampton, que faz o típico NWOBHM do período. O interessante deste EP deles, é que a música Sheralee começa no típico Hard-Rock/Heavy-Metal, mas do meio pro final desembesta para uma barreira sonora bastante
parecida com o Iron Maiden do primeiro disco.

SOLDIER - Sheralee 7" (1982)


01. Sheralee
02. Force

Download


O Starfighters era uma banda bastante conhecida na época, de Birmingham, já que um dos seus integrantes - Steve Young, guitarra - era o sobrinho de Angus Young do AC/DC, inclusive chegando a abrir a turnê deles no início dos anos 80. Se você gosta da fase do AC com o Bon Scott, isso aqui definitivamente é pra você.

E o som é muito bom. ;-)

STARFIGHTERS - Alley Cat Blues EP (1981)
(no cover)

01. Alley cat blues
02. Don't touch me
03. Rock 'em dead

Download


O Zorro é de Norwich, tendo iniciado as atividades em 1975 e lançando o EP abaixo em 1978. Fez um baita sucesso na época, se tornando item raro de colecionador.

E o som é muito bom também, recomendado.

ZORRO - 'arrods Don't Sell 'em EP (1978)


01. 'Arrods Don't Sell 'Em
02. Soldier Boy
03. Starfight

Download


Essa eu não conheço. Segundo o site Rock Detector (uma belíssima enciclopédia de bandas, diga-se), o guitarrista Matt Sheldon iria formar após vários anos o Shock Tatics (esse eu conheço), fazendo um som bastante pesado para a época.
Ainda como nota, o EP deles foi lançado por aqui, em 1985, em viníl colorido (para as crianças que só nasceram depois do advento do CD, vocês se ferraram legal. Esses vocês nunca viram, LPs que não eram pretos, ou que vinham com capas no próprio disco, os picture-discs)!

VIRTUE - We Stand To Fight 7" (1985)


01. We stand to fight
02. High treason

Download


O Seducer foi a típica banda que teve um tremendo azar. Logo após lançarem o seu álbum de estúdio (Eads Down See You at the End) e fazerem uma série de shows muito bem sucedidos, o baixista Dave Mandy saiu do grupo e o baterista Dave Sutherland sofreu um grave acidente de carro, parando as atividades da banda, que perderia o bonde da música e não se recuperaria mais.

Boa banda, vale bastante o download.

SEDUCER - Call Your Name 7" (1983)


01. Calling Your name
02. Survivor

Download


Nunca ouví, não sei quem é e achei pouca informação. Típico heavy/hard rock do período.
Se você gosta, é um prato cheio.

DAWNWATCHER - Spellbound 7" (1980)


01. Spellbound
02. Hall of mirrors

Download


O Dealer, de Cirencester, é mais uma das centenas de bandas surgidas no período e que gravaram um álbum e bau-bau, acabou.
Mas o som é bem legal, vale a audição.

DEALER - Better Things To Do 7" (1983)


01. Better things to do
02. Suspected foul play

Download


Bom, se você precisa de alguma referência para esta banda de Nottingham, saiba que ela é citada como influência pelo Metallica em seus primeiros álbuns. Ou seja, você sabe que vai encontrar coisa boa.

PARALEX - White Lightning EP (1980)


01. White Lightning
02. Travelling Man
03. Black Widow

Download


Para quem não sabe, o Urchin é a banda em que Adrian Smith tocava antes de entrar no Iron Maiden (eles também são citados no DVD The Iron Maiden History - The Early Days, onde até aparece um clip da banda. Aliás, esse DVD é recomendadíssimo para quem quiser conhecer o grupo. E ainda vem com três shows!).
Essa banda ainda tinha o guitarrista Dave Colwell, que tocaria no Samson e depois se juntaria novamente com Smith no seu projeto pós-Iron Maiden, o A.S.A.P.

Aliás, a banda - que não é lá tão conhecida - se tornou um importante elo entre músicos e diversas bandas muito boas, já que os outros integrantes formariam alguns grupos um tanto "desconhecidos", como Tank, Killers, Blazer-Blazer (uma das bandas em que Nicko McBrain, o batera do Maiden tocou), e seus membros participariam em vários grupos, como o citado Iron Maiden, Bad Company e Marshall Fury.

Sem querer exagerar, mas sem Urchin, sem Maiden, já que Dave Murray também tocou nele.

URCHIN - Black Leather Fantasy 7" (1978) (Adrian Smith pre-Maiden)


01. Black Leather Fantasy
02. Rock N Roll Woman

Download


O Behemoth (não confundir com a banda polonesa atual, que toca um black metal podreira) é outro bom representante dessa era, já que tocava o típico metal britânico do período, com guitarras pesadas, levada arrastada e vocal áspero (uma tônica do período). O interessante das bandas dos anos 80 é que o baixo participava bastante das músicas, ao contrário do thrash feito do outro lado do Atlântico, onde o que importava era a guitarra e a bateria.

Será por esta razão que os grandes baixistas são quase sempre ingleses?

BEHEMOTH - Death Wings 7" (1984)


01. Death wings
02. Vengeance

Download

6 comentários:

Anônimo disse...

MEQUIÉ, MERMÃÃÃÃOOO???

EU ABRO O TEU BLOG E FICO EMOCIONADO POR PODER ENGRANDECÊ-LO E VOCÊ CHAMA O CONTATO QUE ARRANJEI DE "BLACKFOOT" KIT AO INVÉS DE BIGFOOT KIT??? PUTA QUE PARIU, HAZZAMANAZZ!!!
É ISSO QUE DÁ FICAR VICIADO NESSA MISTURA DE DANONINHO,CACHAÇA PARAGUAIA BABALU E ARROZ INTEGRAL! OU SEJA, ATACA A VISÃO...
PARA COMPENSAR ESSA FALHA...VAIS TER QUE POSTAR ALGO DA DISCOGRAFIA DA BANDA INDÍGENA "BLACKFOOT" OU VOU "ARRANJAR" UM CONTATO COM O FÃ-CLUBE DA BANDA CALYPSO PARA O TEU BLOG ENTRAR EM COLAPSO (EU SEI, FOI HORRÍVEL,MAS...).BOAS LEITURAS COM O MÉTODO BRAILE,OK?! MIGUEL.

hazzamanazz disse...

HUAHUAHUAHUHUA...
Que mancada! :D

Já arrumei. E eu estava ouvindo Blackfoot mesmo! :P

Anônimo disse...

Mas,que bela desculpa,hein,Hazzamanazz!!!
Você pode dizer que é a idade que todos nós vamos compreender...Hehehehe...Um abração,Miguel.

Mestre Splinter disse...

De qüalquer forma, muitissíssimo bom post!!! Todos precisam ouvir esses grupos, sonzera boa p'rá caramba!

Bigfoot Kit disse...

I would be proud to be "Blackfoot" Kit, unfortunately they've never asked me to join their band.
lol.
I'll just have to make do with being plain old Bigfoot Kit and carry on singing for Bigfoot I suppose..
Hope you enjoyed the NWOBHM posts, more to come soon!
;)

Anônimo disse...

SHAME,HAZZAMANAZZ...SHAME!!!

PÔ,TÔ FICANDO COM MORAL NESSE "BROG",HEIN?! HEHEHEHE...TOMARA QUE OS DEMAIS POSTS SEJAM DE ARRASAR!!! E POST ALGO DO BLACKFOOT,SENÃO...MANDO OS CAPANGAS DO BARBA FAZEREM UMA VISITINHA AÍ E...UM GRANDE ABRAÇO,MIGUEL.