12 fevereiro, 2007

Eu vou ser sincero: nunca entendí muito bem a ojeriza que algumas pessoas de outros estados tem por São Paulo.

É bem verdade que algumas rixas do passado possam explicar um pouco isso, como por exemplo, a Política do café-com-leite e a Revolução Constitucionalista de 1932, quando São Paulo brigou praticamente com todo o resto do Brasil.
A rixa entre paulistas e cariocas já vem de longa data, desde os tempos do Brasil Colônia, e foi acentuada justamente pela Revolução, já que a capital do Brasil na época era o Rio de Janeiro. Ora, militarmente falando, qual o primeiro passo para subjulgar um país? Atacar sua capital!

Hoje em dia essa rixa é mais folclórica, já que os dois estados se ajudam - e muito - mutuamente, especialmente nos negócios financeiros e culturais.

Talvez o mapa abaixo, representando o Brasil de 1709, possa dar a explicação do porquê SP se achar tão importante :



E claro que, como a História não tem somente um lado, pode explicar a mania de grandeza que nós paulistas temos. ;-)

Mas eu ainda acho que fazemos parte de um único país, chamado Brasil.
E que TODOS os estados dele tem importância.



Depois eu conto o porque do resto da América Latina também ter infindáveis rixas com o Brasil, que sejamos honestos, não era nenhum santo, amealhando territórios alheios, ditando as políticas do continente e fazendo inveja a política imperialista de vários países.

6 comentários:

Anônimo disse...

... tudo bem...mas que o Estado de São Paulo sirva de modelo para TODOS os estados brasileiros...um abraço do beermetal !!!

Anônimo disse...

Talvez um pouco da implicância do resto do país com São Paulo seja porque os próprios paulistas se levam muito a sério...

E convém lembrar que o humor (incluído aí a capacidade de rir das próprias desgraças) é uma medida fatal de inteligência.

E falando de Rio-São Paulo: sou do Rio e casei com uma paulistana, quer dizer, sou totalmente a favor desse intercâmbio sócio-cultural.

Escorpiana Explosiva disse...

Caro amigo não é só SP tem outros lugares também muitas vezes as pessoas e que não sabem separa as coisas.


Um abraço.

Barbarian disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Barbarian disse...

Bom... minha última namorada mora aqui mas é carioca... adoro o jeitinho dela... acho que vou bater um fone, afinal tá fazendo um solzinho legal ainda no fim do dia, não é imponente como o sol do Rio mas é uma ótima desculpa esfarrapada!! E tendo sido contratado recentemente por uma empresa de Curitiba, acho que o Brasilzão é um só pra quem não tem a mania lá do post anterior, "seu cocô é mais fedido que o meu, nhenhenhê...."

Abraços :P

Barbarian disse...

A propósito... mudando de alhos pra bugalhos... a minha SPEEADA MELEFÔNICA ainda não foi encerrada, eu vou tentar subir a coleção inteira do Brainstorm que catei ontem via Torrent... cruzem os dedos...

[ ]'s