01 junho, 2007

Eu estava dando uma passada no i MÍDIA!, quando me deparei com este post do M. Marcolin, chamado Midiatrix. Eu vou ter de pedir licença para ele e roubar na cara dura o vídeo para colocar aqui. ;-)

Mas que fique registrado: o crédito é todo dele por me chamar a atenção (valeu).
E antes de continuar, é melhor assistir...



Aliás, vocês sabiam que eu já fiquei sem ver TV por quase 3 anos? Isso mesmo, nada de filmes, nada de jornais, futebol, filmes, programas ditos "educacionais", etc.
Antes que alguém pergunte, eu usava a internet para isso, uma mídia bem mais selvagem e livre, que ainda não foi totalmente domada (mas será, não se preocupem).

O interessante disso, é que primeiro você se aliena e depois você se isola. Se aliena porque não tem mais contato com aquilo que é denominado "senso comum" e se abre para um outro espectro da vida, olhando o mundo com uma visão bastante diferente.
E se isola, claro, porque não tem a mesma visão comum que outras pessoas e acaba ficando meio de escanteio, pois começa a prestar atenção para fatos que não são percebidos pelos outros.
Claro que como seres sociais, sempre arrumamos alguém assim na tribo - até porque ela está aumentando barbaridade, pra lá de 6 bilhões, segundo as últimas contas.

O mais interessante de tudo, é que o próprio vídeo é alienado! LOL

Não me entendam mal, a crítica é válida. Mas será mesmo que aqueles ícones mostrados nele são os responsáveis por tudo? Ora, para quem não sabe, já que foi feita uma crítica a revista Veja - que é uma merda -, quase toda a redação dela saiu e foi contratada pela revista Época - que é outra merda. Me desculpe cára pálida, mas além de só terem sobrado os reacionários na Veja, a Época também não é o primor de isenção. Ela é mais branda em suas delcarações, sem dúvida, mas tem mais ou menos o mesmo ponto de vista da Veja.

A Globo é outro exemplo. Todos a xingam, como exemplo de dominação e formação cultural, mas o SBT a copiou em sua tentativa de brigar por audiência e agora a Record segue o mesmo caminho.
Se as duas procuram copiar a fórmula da tal "ditadora e sanguessuga" emissora, qual a diferença entre elas (como os intelectuais e sociólogos gostam de frisar)? Uma é católica e a outra pentecostal? :s
Os jornais diários seguem o mesmo caminho: na hora que o negócio aperta mesmo, eles se unem em seus grupos de interesse e aí de você se mexer com eles!
É censura, bradam aos quatro ventos!

Máfia do quilate dos deputados de Brasília.

Mas voltando a vaca fria do vídeo, é interessante notar que as imagens e conceitos do vídeo são bem velhos e alienados também. Guerra do Vietnã, 2ª Guerra Mundial, holocausto judeu, União Soviética, etc. Não é preciso ir tão para trás, meu amigo.
É só usar a Guerra do Iraque, o massacre que está ocorrendo no Sudão - ah é África? Que se exploda, é um continente de merda! E ainda bem que somos obrigados, atualmente, a estudá-la na escola, agora que "temos de reconhecer o nosso passado africano"... :s -, o que aconteceu na Bósnia/Kosovo, a guerra da Chechênia, a guerra diária do RJ, os assassinatos bárbaros que ocorrem no mundo, como o de João Hélio, ou do aluno chinês que morava nos EUA e matou dezenas de colegas (ah, é nos EUA? Bem-feito, eles merecem mesmo morrer!).

Se critica uma visão de mundo...utilizando-se a mesma visão desse mundo! >:-(

Eu nunca ví uma mentira - ou falácia, como gostam de falar - tão absurda, quanto o conceito de que para mudar ou destruir um sistema, você tem de estar dentro desse sistema.
Hummm...você está dentro do sistema, faz parte dele agora, que catzo de mudança tão significativa você vai realizar?

Aliás, falando de Matrix, a grande sacada do filme é justamente essa: para mudar algo, você tem de sair do sistema, não dá para ficar dentro dele.
Será por isso que os críticos não gostaram?

Ah sim, antes que alguém fale, tudo isso é uma utopia.
Que é um conceito impressindível a vida, aliás.

3 comentários:

Anônimo disse...

LEgal o video! que coisa eu sempre tive essa opinião sobre a TV, e isso a mais de 10 anos....... mas sempre ouço você é radical, não sabe o que esta falando, o jornal nacional disseram outra coisa!! a muito tempo entro no seu blog, as vezes discordo de seu ponto de vista, mas neste vc está certo 200%, midia filha da puta, manipuladora de opiniões.....
abraços e continue com seu blog fantástico

Anônimo disse...

Hehehe, a primeira coisa que notei de estranho nesse video foi isso mesmo: porra, o cara me vem mostrar barbaridades de anos atrás, será que não tinha umas imagenginhas mais atuais p'ra colocar não?...Mas enfim, a idéia do vídeo é válida, eu gostei mesmo assim.

...Eu não assisto mais televisão, velho...até hoje. Acho que já fazem uns qüatro anos, salvo qüando vou visitar minha coroa, daí fico assistindo o canal educativo ''Ulbra TV'', onde passam muitas séries antigas e filmes bacanas...mas assisto só enqüanto espero o almoço, hehehehe...

Anônimo disse...

pra dizer a verdade tirando o matrix 1 que é legal só por causa dos efeitos o resto é um lixo e a história é fraca maior samba do crioulo doido com dragon ball z cavaleiro do zodiaco etc.
tem muito fime pelo menos uns 10 que fazem a gente pensar sem ter sido tão superestimado.

só um ex "muito alem do jardim com o peter sellers".