09 junho, 2007

Rush - Retrospective I e II (1997)

Não me perguntem a razão, mas eu nunca postei nada de Rush aqui, sabe-se lá cargas d'água porque...

Tudo bem, eu não sou o cara mais fissurado do mundo no som deles, mas gosto bastante de alguns trabalhos da turma do baterista Neil Pert, do baixista e tecladista Geddy Lee e do guitarrista Alex Lifeson, como os álbuns "Fly by Night", "A Farewell to Kings", "Moving Pictures", "Signals" e "Roll the Bones", entre outros.
Na opinião deste baterista amador, ainda está para existir alguém tão preciso como Neil Peart.

Mas precisão não é técnica, para os não músicos, existe diferença (e olhe que a dele é estupenda).

Estes álbuns aqui são uma coletânea oficial da banda, não é um simples caça níqueis, tanto que a masterização e a escolha das músicas ficou a cargo do próprio Geddy Lee. Em 2006 eles foram juntados em um CD duplo, que recebeu o nome de "Gold".
Para quem não conhece o som do Rush, isso aqui é um bom começo, já que contém as grandes músicas das décadas de 70 e 80. Aliás, vale um comentário aqui.

O Rush do começo de carreira, na década de 70 recebeu a alcunha de progressivo, o que não é totalmente verdadeiro. Sim, as letras eram bastante futuristas e fantasiosas, e a estrutura musical seguia o estilo progressivo, com músicas enormes - algumas de mais de 10 minutos -, mas a banda também tinha muito rock pesado típico daquele período, com uma influência tremenda de blues em seu som.
Não é a toa que muita gente os coloca também como heavy metal.
Só que no começo da década de 80, a partir do álbum "Permanet Waves", o Rush mudou um pouco seu estilo, introduzindo cada vez mais sintetizadores e teclados em suas músicas, assim como elementos de new wave, reagge e fusion (quem é da velha guarda até lembra que a introdução da música "Red Sector A" foi usada em um comercial do SESI - Serviço Social da Indústria -,que passava na TV! LOL :D).

Geralmente considera-se essa a fase menos criativa deles - e inferior a década de 70 -, mas eu sinceramente não entendo porque: muitos dos sucessos atuais da banda vieram dessa época. Músicas como a já citada Red Sector A, além de Subdivisons, Tom Sawyer, Force Ten, Limelight, Time Stand Still, para citar algumas, são tocadas ainda hoje em seus shows.
E sejamos sinceros, são de qualidade tão boa quanto os sucessos antigos.

Se você é fã, talvez queira baixar pela lista das músicas, que é muito boa (tá, não tem tudo, mas aí seriam necessários 4 CDs, no mínimo!)
Se você não conhece, recomendo bastante o download, o som da banda é muito legal.

Em 320Kbps, capas inclusas


Retrospective I [1974-1980] (1997)


01. The Spirit Of The Radio
02. The Trees
03. Something For Nothing
04. Freewill
05. Xanadu
06. Bastille Day
07. By-Tor And The Snow Dog
08. Anthem
09. Closer To The Heart
10. 2112 Overture
11. The Temples Of Syrinx
12. La Villa Strangiato
13. Fly By Night
14. Finding My Way

Download
Download


Retrospective II [1981-1987] (1997)


01. The Big Money
02. Red Barchetta
03. Subvisions
04. Time Stand Still
05. Mystic Rhythms
06. The Analog Kid
07. Distant Early Warning
08. Marathon
09. The Body Electric
10. Mission
11. Limelight
12. Red Sector A
13. New World Man
14. Tom Sawyer
15. Force Ten

Part 1
Part 2

Um comentário:

Unknown disse...

NADA FUNCIONA ...