04 dezembro, 2006

A Primeira Mulher no Espaço

Para quem não sabe, a primeira mulher no espaço foi uma soviética e não uma americana, como é comumente deduzido (e a segunda mulher no espaço e a primeira a fazer uma caminhada espacial, também, Svetlana Savitskaya).

A honra coube a Engenheira-Coronel Valentina Vladimirovna Tereshkova. Seu apelido de vôo era Chayka (Ча́йка, em russo, gaivota em português) e seu vôo ocorreu em 16 de junho de 1963, no foguete Vostok 6.

Valentina permaneceu 3 dias em órbita da Terra. Isso foi mais tempo de vôo do que todos os astronautas do programa espacial americano juntos até então!

Mas ela não conduziu o vôo manual, como estava programado, pela sua péssima performance no espaço. O seu operador de vôo disse que ela estava quase "quebrada psicológicamente".

Após a sua volta para casa, Valetina foi condecorada com a "Ordém de Lênin" e considerada Herói da União Soviética. Também recebeu das Nações Unidas a Medalha de Ouro da Paz. Uma cratera na Lua recebeu seu nome, apesar dela nunca mais ter voado novamente.
Hoje vive em Moscou, onde ainda é considerada com a mais alta estima pelo povo russo.

Porém, poucos sabem que antes dela houve outra cosmonauta russa a ir para o espaço, mas que não sobreviveu (assim como houve um outro cosmonauta antes de Gagarin que também não, mas isso é outra história).

Como de fato ocorria na União Soviética - e ocorre um pouco com a atual Rússia -, o regime era extremamente fechado e por esta razão, fracassos não poderiam ser mostrados ao mundo, somente os sucessos.

Em 5 de maio de 1961, Alan Shepard fez o primeiro vôo sub-orbital pelos Estados Unidos. Mas a URSS queria mandar uma mulher para o espaço antes mesmo de os americanos conseguirem um vôo orbital. Eles então lançaram um foguete em 16 de maio de 1961, com propósito e informações sobre sua tripulação não divulgados.

Não se sabe ao certo o que ocorreu, apenas que era um foguete Vostok, mas suspeita-se que o escudo térmico tenha se partido na decolagem. Após inúmeros atrasos na reentrada, eles a realizaram no dia 23, pois o suprimento de ar da cápsula estava acabando.

O resultado? Ele está aqui (formato Real Audio), nesta transmissão captada por dois irmãos italianos. Eles montaram um posto de escuta que era capaz - na época - de captar todas as transmissões dos satélites e espaçonaves americanas e soviéticas. Vale lembrar que as espaçonaves, especialmente as soviéticas, sobrevoavam o espaço aéreo italiano antes de entrar em órbita ou pousar, por isso o sucesso dessa empreitada.

A tradução da transmissão segue abaixo. Aos de estômago fraco, recomendo fechar o navegador.

cinco...quatro...três ...dois...um
um...dois...três...quatro...cinco
respondam...respondam...respondam...
CÂMBIO!...CÂMBIO!...RESPONDAM...
RESPONDAM...RESPONDAM...FALEM COMIGO!
FALEM COMIGO...ESTÁ QUENTE...ESTÁ QUENTE!
O QUÊ?...QUARENTA E CINCO... O QUÊ?
QUARENTA E CINCO...CINQUENTA...
SIM...SIM...SIM...RESPIRANDO...
RESPIRANDO...ÓXIGÊNIO...
ÓXIGÊNIO...ESTÁ QUENTE...
ISSO NÃO É PERIGOSO (de fazer)?... É TUDO...
ISSO NÃO É PERIGOSO (de fazer)?... É TUDO...
SIM...SIM...SIM...COMO VAI SER?
O QUÊ?... FALEM COMIGO!... COMO EU DEVO
TRANSMITIR? SIM...SIM...SIM...
O QUÊ? A TRANSMISSÃO COMEÇA AGORA...
QUARENTA E UM... ISSO... NOSSA TRANSMISSÃO COMEÇA AGORA...
QUARENTA E UM... ISSO... NOSSA TRANSMISSÃO COMEÇA AGORA...
QUARENTA E UM... SIM... ESTÁ QUENTE...
EU ME SINTO QUENTE...ESTÁ TUDO...ESTÁ QUENTE...
ESTÁ QUENTE...ESTÁ QUENTE...ESTÁ QUENTE...
... VEJO CHAMAS!... O QUÊ?...
VEJO CHAMAS!... VEJO CHAMAS!...
ESTÁ QUENTE... ESTÁ QUENTE... TRINTA E TRÊS...
TRINTA E DOIS... QUARENTA E UM... QUANRENTA E UM
EU VOU ME DESPEDAÇAR?... SIM...SIM... ESTÁ QUENTE!...
ESTÁ QUENTE!... VOU REENTRAR!... VOU REENTRAR...
ESTOU OUVINDO!... ESTÁ QUENTE!...
(transmissão interrompida)

Três dias depois, em 26 de Maio de 1961, a TASS - agência de notícias soviética - anunciou que um vôo não tripulado retornou a Terra no dia 23. Era um satélite e ele queimou ao reentrar na atmosfera.

3 comentários:

Mestre Splinter disse...

Puta que pariu, velho...A gente que se liga um pouquinho nas coisas sabe que muitas informações são omitidas ou adaptadas antes de chegarem ao público, mas saber de coisas assim sempre dão um mal estar e uma sensação de impotência sem fim...nos perguntamos qüantos destes 'disposeable heroes' se queimaram antes de alcançar a atmosfera...e o reconhecimento! Sinceramente, indignante...

Barbarian disse...

:(

Rock57 disse...

Impressionante! desconhecia por completo este episódio e o respectivo site http://lostcosmonauts.com/
Parabéns +1x ! abs Rock57