04 dezembro, 2006

A Primeira Mulher no Espaço

Para quem não sabe, a primeira mulher no espaço foi uma soviética e não uma americana, como é comumente deduzido (e a segunda mulher no espaço e a primeira a fazer uma caminhada espacial, também, Svetlana Savitskaya).

A honra coube a Engenheira-Coronel Valentina Vladimirovna Tereshkova. Seu apelido de vôo era Chayka (Ча́йка, em russo, gaivota em português) e seu vôo ocorreu em 16 de junho de 1963, no foguete Vostok 6.

Valentina permaneceu 3 dias em órbita da Terra. Isso foi mais tempo de vôo do que todos os astronautas do programa espacial americano juntos até então!

Mas ela não conduziu o vôo manual, como estava programado, pela sua péssima performance no espaço. O seu operador de vôo disse que ela estava quase "quebrada psicológicamente".

Após a sua volta para casa, Valetina foi condecorada com a "Ordém de Lênin" e considerada Herói da União Soviética. Também recebeu das Nações Unidas a Medalha de Ouro da Paz. Uma cratera na Lua recebeu seu nome, apesar dela nunca mais ter voado novamente.
Hoje vive em Moscou, onde ainda é considerada com a mais alta estima pelo povo russo.

Porém, poucos sabem que antes dela houve outra cosmonauta russa a ir para o espaço, mas que não sobreviveu (assim como houve um outro cosmonauta antes de Gagarin que também não, mas isso é outra história).

Como de fato ocorria na União Soviética - e ocorre um pouco com a atual Rússia -, o regime era extremamente fechado e por esta razão, fracassos não poderiam ser mostrados ao mundo, somente os sucessos.

Em 5 de maio de 1961, Alan Shepard fez o primeiro vôo sub-orbital pelos Estados Unidos. Mas a URSS queria mandar uma mulher para o espaço antes mesmo de os americanos conseguirem um vôo orbital. Eles então lançaram um foguete em 16 de maio de 1961, com propósito e informações sobre sua tripulação não divulgados.

Não se sabe ao certo o que ocorreu, apenas que era um foguete Vostok, mas suspeita-se que o escudo térmico tenha se partido na decolagem. Após inúmeros atrasos na reentrada, eles a realizaram no dia 23, pois o suprimento de ar da cápsula estava acabando.

O resultado? Ele está aqui (formato Real Audio), nesta transmissão captada por dois irmãos italianos. Eles montaram um posto de escuta que era capaz - na época - de captar todas as transmissões dos satélites e espaçonaves americanas e soviéticas. Vale lembrar que as espaçonaves, especialmente as soviéticas, sobrevoavam o espaço aéreo italiano antes de entrar em órbita ou pousar, por isso o sucesso dessa empreitada.

A tradução da transmissão segue abaixo. Aos de estômago fraco, recomendo fechar o navegador.

cinco...quatro...três ...dois...um
um...dois...três...quatro...cinco
respondam...respondam...respondam...
CÂMBIO!...CÂMBIO!...RESPONDAM...
RESPONDAM...RESPONDAM...FALEM COMIGO!
FALEM COMIGO...ESTÁ QUENTE...ESTÁ QUENTE!
O QUÊ?...QUARENTA E CINCO... O QUÊ?
QUARENTA E CINCO...CINQUENTA...
SIM...SIM...SIM...RESPIRANDO...
RESPIRANDO...ÓXIGÊNIO...
ÓXIGÊNIO...ESTÁ QUENTE...
ISSO NÃO É PERIGOSO (de fazer)?... É TUDO...
ISSO NÃO É PERIGOSO (de fazer)?... É TUDO...
SIM...SIM...SIM...COMO VAI SER?
O QUÊ?... FALEM COMIGO!... COMO EU DEVO
TRANSMITIR? SIM...SIM...SIM...
O QUÊ? A TRANSMISSÃO COMEÇA AGORA...
QUARENTA E UM... ISSO... NOSSA TRANSMISSÃO COMEÇA AGORA...
QUARENTA E UM... ISSO... NOSSA TRANSMISSÃO COMEÇA AGORA...
QUARENTA E UM... SIM... ESTÁ QUENTE...
EU ME SINTO QUENTE...ESTÁ TUDO...ESTÁ QUENTE...
ESTÁ QUENTE...ESTÁ QUENTE...ESTÁ QUENTE...
... VEJO CHAMAS!... O QUÊ?...
VEJO CHAMAS!... VEJO CHAMAS!...
ESTÁ QUENTE... ESTÁ QUENTE... TRINTA E TRÊS...
TRINTA E DOIS... QUARENTA E UM... QUANRENTA E UM
EU VOU ME DESPEDAÇAR?... SIM...SIM... ESTÁ QUENTE!...
ESTÁ QUENTE!... VOU REENTRAR!... VOU REENTRAR...
ESTOU OUVINDO!... ESTÁ QUENTE!...
(transmissão interrompida)

Três dias depois, em 26 de Maio de 1961, a TASS - agência de notícias soviética - anunciou que um vôo não tripulado retornou a Terra no dia 23. Era um satélite e ele queimou ao reentrar na atmosfera.

Um comentário:

Anônimo disse...

Impressionante! desconhecia por completo este episódio e o respectivo site http://lostcosmonauts.com/
Parabéns +1x ! abs Rock57